Eletro

Air fryer: descubra como cuidar da sua!

Aprenda a conservar e aumentar a vida útil da sua fritadeira elétrica!

Compartilhe:

Os principais cuidados que você precisa ter com a sua air fryer certamente estão no momento de preparo dos alimentos, incluindo os itens que você coloca dentro dela, e durante a higienização. Por isso, neste post, você vai aprender a cuidar bem da sua fritadeira e, consequentemente, prolongar a vida útil do seu equipamento.

As fritadeiras sem óleo chegaram para revolucionar a forma com que preparamos alimentos na cozinha. Em outras palavras, elas garantem refeições deliciosas sem o uso de óleo e ainda são grandes aliadas de uma vida mais saudável. Além disso, são práticas, rápidas, fazem menos sujeira e até nos ajudam a economizar o gás, olha só que incrível!

Certamente um equipamento com tantos benefícios é um verdadeiro investimento para a sua cozinha, né? E é por isso que ele precisa ser bem-cuidado, para durar muitos anos e te acompanhar em suas aventuras gastronômicas funcionando muito bem.

Para começar a desvendar os segredos dos cuidados com air fryers, trago pra você a resposta de algumas perguntas bastante comuns, que geram muitas dúvidas e com certeza você também já se fez! Vamos ver?

air fryer na cozinha com alimentos

Prepare alimentos de forma rápida, simples e saudável com uma air fryer na sua cozinha.

Posso colocar papel alumínio na air fryer?

Essa dúvida é um clássico! E as respostas são simples: se for para o uso em alguma receita específica, sim. Você pode colocar papel alumínio na air fryer, mas saiba que existe um jeito certo de fazer isso – e eu já vou te ensinar como. Agora, se você pretende colocar papel alumínio na sua air fryer em todos os usos, apenas para evitar sujeira, então a resposta é não.

Vou te explicar melhor, olha só: os furinhos do cesto da air fryer servem para conduzir a passagem do ar quente por todo o interior da sua fritadeira, e é ele o responsável por cozinhar os alimentos por igual e de forma rápida. Ah, e pelos mesmos furinhos é que a gordura eliminada dos alimentos passa para chegar ao reservatório.

Por isso, ao cobrir os furos do cesto da sua air fryer com o papel alumínio, papel manteiga ou qualquer outro material, você vai impedir que o ar circule da maneira correta. Aí seu alimento não vai cozinhar direito, vai levar mais tempo para ficar pronto e a gordura, que deveria ser descartada, vai ficar todinha nele, como se tivesse sido feito com óleo. Então, além de tudo, você não vai mais ter um prato tão saudável, não é mesmo?

Outro ponto importante: nunca coloque nenhum tipo de papel na air fryer vazia, viu? Eles podem ser aspirados, pegar fogo e ainda danificar seu equipamento.

Como usar o papel alumínio na fritadeira do jeito certo?

Para não danificar sua air fryer, use papel alumínio só se a receita pedir, como em bolos, frango, carnes, peixes e molhos, por exemplo. Lembrando que o lado luminoso do papel é o que deve estar em contato com a comida, tá?

Basicamente, é importante que você deixe o papel alumínio bem fixo dentro da fritadeira e, se possível, use só para cobrir o fundo ou embalar o alimento. Não ultrapasse as bordas do cesto para não bloquear a passagem de ar.

Outra coisa importante que preciso te dizer: não use nenhum tipo de papel na sua fritadeira sem o cesto. Ele é essencial para o preparo dos alimentos de maneira correta e segura. Também não use o papel abaixo do cesto, para guardar gordura acumulada ou sujeira. Mais uma vez, atitudes como essa atrapalham o fluxo de ar dentro do equipamento e podem prejudicar o preparo do seu alimento.

Para não restar dúvidas, olha o resumo que eu fiz!

Itens que podem ser colocados na air fryer:

Itens que não podem ser colocados na air fryer (porque podem derreter, pegar fogo ou explodir):

  • Potes de plástico, mesmo os de micro-ondas;
  • Vidros não temperados, como pratos e copos;
  • Madeira;
  • Qualquer outro item que não seja indicado para uso em air fryer.

Agora que você já sabe o que pode e o que não pode colocar dentro da sua air fryer, que tal aprender sobre os cuidados na limpeza do seu equipamento?

cesto vazio da air fryer

Não cubra todos os furos do cesto da sua air fryer para evitar acidentes.

Como limpar a air fryer?

Para manter sua air fryer sempre limpinha por dentro e por fora, você precisa realizar algumas práticas que eu vou compartilhar por aqui em um passo a passo bem simples, anota aí:

1. Após o uso, desligue sua air fryer da tomada e espere ela esfriar totalmente.
2. Se ela estiver muito suja, deixe o cesto de molho com água quente e detergente por uma hora.
3. Use a parte amarela de uma esponja para esfregar sua air fryer com detergente, assim você não risca seu equipamento.
4. Enxague tudo com água corrente.
5. Espere secar naturalmente ou passe um pano limpo e seco.
6. Agora, passe um pano umedecido com água e detergente na parte externa da sua air fryer.
7. Depois, finalize com um pano seco.

Prontinho! Agora, sua air fryer vai estar sempre limpa para você preparar as melhores receitas!
Importante: use só os itens que eu indiquei aqui, beleza? Alguns produtos podem estragar a sua fritadeira.

#TemNaHavan

Na Havan você encontra tudo num só lugar, incluindo os melhores modelos de air fryer do mercado. São mais de 350 mil itens para você e toda a sua casa! Vá até a loja física mais perto de você ou acesse nosso site.

Produtos que você não pode usar para limpar sua fritadeira

Produtos como água sanitária, cloro e palha de aço, chamados de abrasivos, não podem ser usados na limpeza da sua fritadeira. Além deles, produtos inflamáveis, como o álcool, também não.

No entanto, se você é fã de limpeza pesada, pode usar uma misturinha de três colheres de sopa de vinagre de álcool com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Coloque água quente no cesto, adicione a mistura, acrescente uma colher de detergente de coco e deixe agir por cinco minutos. Depois, faça a limpeza normalmente.

Mantenha sua air fryer sempre limpa e realize os passos acima após cada uso para prolongar a vida útil do seu produto. Deixar a sujeira acumular pode danificar o aparelho, causar a proliferação de micro-organismos e ainda deixar um sabor residual em seus alimentos. Já pensou preparar um frango, mas ele ficar com gosto de peixe do dia anterior? Com certeza, não vai ser legal.

Receitas rápidas na air fryer

Agora que você já sabe todos os cuidados que precisa ter com a sua fritadeira, que tal, finalmente, aprender algumas receitas fáceis, rápidas e deliciosas para aproveitar em casa com a família ou os amigos? Confira minhas indicações e faça hoje mesmo!

Quer mais? No canal do YouTube da Havan você encontra uma playlist só com receitas feitas na air fryer. Vem ver!

Ah, e todos os itens de utilidades domésticas usados para preparar essas receitas que você acabou de assistir também estão nas nossas lojas e site.

Seguindo todas essas dicas de cuidados com a air fryer, seu equipamento terá, sem dúvidas, uma vida útil muito mais longa e certamente vai poder te acompanhar em muitas experiências na cozinha, entregando comidas preparadas com menos óleo, mais saúde e muito sabor!

Siga a Havan nas redes sociais

Para acompanhar nossas novidades e ficar por dentro de todos os nossos lançamentos, conteúdos e promoções, é só seguir a gente nas redes sociais!

Você encontra a Havan no Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, TikTok, Twitter, YouTube e aqui no blog, é claro.

Conta pra gente: o que você mais gosta de preparar na sua air fryer?

Até a próxima!