Moda bebê

Roupas de bebê: 5 dicas para acertar na compra!

Saiba como deixar seu bebê confortável e ainda mais fofo!

Compartilhe:

Para acertar na escolha das roupas de bebê, é importante considerar alguns detalhes que irão garantir o conforto e a segurança do recém-nascido. Além do tamanho adequado e dos materiais seguros e agradáveis que a peça tem que ter, é preciso levar em conta fatores como a estação do ano, os detalhes da peça e a facilidade de movimento que a roupinha deve proporcionar. Quer virar um expert nesse assunto? Então confira as dicas que eu vou te dar aqui neste post!

Se você é pai ou mãe de primeira viagem, com certeza já se perguntou se existe algum tecido de roupas de bebê que causa alergia, de quantas roupinhas seu bebê precisa no primeiro ano de vida e até se deve comprar a roupinha do tamanho correto ou um pouco maior, para o bebê aproveitar por mais tempo. São tantas dúvidas, né?

O momento que precede o nascimento de uma criança é cercado de novas descobertas e, entre todas as inseguranças, com certeza você também está se perguntando quais são as roupinhas de bebê ideais para o seu pequeno que está a caminho.

Saiba que ficar perdido na hora da escolha é normal. Por isso, decidi compartilhar com você algumas dicas que vão te ajudar a acertar e deixar seu bebê ainda mais lindo e confortável. Quer ver? Então fique de olho no restante do post!

5 dicas para acertar na escolha das roupas de bebê

Muitos pais e familiares podem ficar confusos na hora de comprar as roupinhas dos bebês porque existem muitas opções disponíveis. Mas é importante lembrar que, mais do que escolher a roupa pela beleza da peça, você precisa:

Comprar o tamanho certo

A primeira dica importante é escolher o tamanho certo da roupa do bebê. Sabe aquela história de comprar a peça um pouquinho maior para que ela possa ser aproveitada por mais tempo? Bom, essa não é uma boa ideia e ainda pode deixar o bebê bastante desconfortável.

As roupas de bebê devem ser apropriadas para a idade dele, precisam ser confortáveis e ajustadas ao corpo, mas sem apertar ou ficar muito folgadas. É importante experimentar antes de comprar, se possível.

Mas se não der, o peso do bebê é um guia muito eficiente e já deve ajudar. Inicie a compra das roupinhas a partir do sexto mês de gestação, quando você já souber, mais ou menos, qual será o peso do bebê quando ele nascer.

Dá uma olhadinha como costuma funcionar a divisão de tamanhos:

RN – Bebês de até 3,5 kg

P – 3,5 a 5 kg

M ou G – Mais de 5 kg

Tente equilibrar as compras com roupinhas de todos os tamanhos, e não só RN (recém-nascido). Os bebês crescem muito rápido nos primeiros meses e vão usar os tamanhos menores por pouco tempo.

Escolher um tecido confortável

Outra dica relevante é escolher tecidos confortáveis, leves e macios como algodão, malha e suedine para evitar alergias ou irritações na pele sensível do bebê.

Evite os tecidos sintéticos e que soltam muitos pelinhos, como o veludo e lã, que podem provocar alergias. Busque sempre pelas opções antialérgicas para garantir a segurança dos pequenos.

Outa opção que também não é muito legal para os bebês é o linho. Apesar de ser uma fibra natural, é um pouco áspero e pode provocar irritações. O jeans também não é muito recomendado, viu? Ah, e atenção também às cores das roupinhas: tonalidades mais escuras às vezes significam uso de muita tinta, e isso também pode causar irritação na pele dos bebês.

Ter atenção aos detalhes

Além de ficar de olho no tecido, é importante também ter atenção aos detalhes da peça e evitar roupinhas com botões, cordões, zíperes e pedrinhas ou strass, que podem até ser engolidos. O mesmo vale para etiquetas e acabamentos malfeitos, que podem machucar o bebê.

Um outro ponto desejável é que as roupinhas sejam fáceis de vestir, para evitar atrito com a pele do bebê. Prefira peças com aberturas frontais ou laterais e sem golas apertadas.

Pensar na facilidade de movimento

Além de lindas e confortáveis, as roupinhas dos bebês precisam facilitar o movimento deles, principalmente quando começarem a engatinhar.

Por isso é tão importante escolher o tecido certo, como as malhas e o algodão, e evitar os mais estruturados, como o jeans, bem como os detalhes em excesso, que podem atrapalhar o movimento e o processo de troca dos bebês.

Considerar as estações do ano

Sabe aquela história de que os bebês sentem muito mais frio do que os adultos? Então, não é bem assim. Eles conseguem manter seu próprio aquecimento, apesar de essa capacidade ser menor. Por isso, na hora de escolher as roupas dos pequenos, olhe para o que você está vestindo e aposte em apenas uma camada a mais para os bebês.

Então, assim como no caso dos adultos, as roupas do bebê devem ser adaptadas às estações do ano para garantir o conforto térmico. Em dias frios, é importante investir em peças quentinhas e confortáveis, como macacões, toucas, luvas e meias. Já em dias quentes, os bodies, camisetas e shorts são boas opções.

Mas não é porque a criança vai nascer no verão ou no inverno que você deve ter somente um tipo de peça no guarda-roupa. Aqui no Brasil as temperaturas costumam variar bastante em uma mesma estação, então aposte em variedade.

Para saber se exagerou nas camadas, fique de olho: bebês, assim como crianças ou adultos, suam e ficam com as bochechas avermelhadas quando aquecidos demais. Se isso acontecer, é só retirar o excesso de roupas.

#TemNaHavan

Sabia que a Havan tem tudo num só lugar?

Nosso setor de bebês tem tudo o que você precisa para garantir o enxoval completo do seu pequeno, das roupas aos itens de alimentação, higiene, organização e passeio.

São mais de 350 mil itens para você e toda a sua casa. Vá até a loja física mais próxima ou acesse nosso site e confira!

Afinal, de quantas roupinhas de bebê o seu pequeno precisa?

Não existe uma resposta única para essa pergunta, tá? Até porque, existe uma rotina de troca de roupas diferente em cada casa. O que eu vou tentar fazer é te ajudar com um número médio de peças para evitar exageros.

No geral, compre seis itens de cada peça básica, como: luvas (muito importantes para evitar que o bebê se arranhe nos primeiros dias de vida), meias, bodies de manga longa e curta, conjunto pagão, tapa fraldas, calças (prefira os modelos sem pé e com cós ajustável ou de elástico), shorts, macacões e macaquinhos, vestidos e casaquinhos.

Pode pegar leve com as roupas de passeio, tá? Duas ou três de cada tamanho, já bastam.

No primeiro ano de vida, o bebê normalmente triplica seu peso. Por isso, a cada três meses, aproximadamente, você precisa renovar o guarda-roupa dos pequenos.

Siga a Havan nas redes sociais

Escolher as roupas do seu bebê vai ficar muito mais fácil depois das dicas deste post!

Para continuar acompanhando nossas novidades e ficar por dentro de todos os nossos lançamentos, conteúdos e promoções, é só seguir a gente nas redes sociais!

Você encontra a Havan no Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, TikTok, Twitter, YouTube e aqui no blog, é claro.

Gostou das dicas? Então, comente aqui embaixo: sobre qual tema você gostaria de ver outras dicas aqui no blog?

Até a próxima!