Pra você

Psicologia das cores: o que cada cor comunica?

De cores claras a escuras, saiba como o tom de sua roupa comunica sobre você e sua personalidade

Compartilhe:

Certamente você já ouviu falar que usar branco em uma entrevista de emprego é ótimo para passar uma boa impressão e conquistar uma vaga. Ela também é ótima para situações onde há disputas e brigas judiciais, por exemplo. Mas por quê? Qual a influência das cores das nossas roupas na hora de transmitir uma mensagem ou uma primeira impressão? É isso que vou responder nesse post. Vem comigo que eu te ensino a usar a psicologia das cores a seu favor!

As cores têm esse poder quase místico de mexer com nossas emoções, comportamentos e até com a forma como percebemos o mundo ao nosso redor. A psicologia das cores não é uma ciência exata, porque o que funciona pra você pode ser diferente pra outra pessoa, dependendo da cultura, das experiências de vida e do contexto. Mas, convenhamos, entender o impacto das cores pode ser o segredo pra se destacar e transmitir a mensagem certa!

Cores Escuras

Preto: clássico e versátil. Transmite elegância, sofisticação, poder e autoridade. Por ser uma cor neutra, é usada para transmitir seriedade e profissionalismo. No entanto, em alguns contextos, pode ser visto como uma cor associada a luto ou tristeza.

Marrom: transmite uma sensação de estabilidade, confiabilidade e naturalidade. O marrom é uma cor terrosa, frequentemente associada à terra e à natureza, o que pode evocar uma impressão de simplicidade, praticidade e conforto. Pessoas que usam roupas marrons muitas vezes são percebidas como acessíveis, seguras e confiáveis.

Cinza: Elegância, respeito e intelectualidade. É uma cor perfeita pra você usar em algum evento onde há a oportunidade de conhecer novos clientes, por exemplo. Por ser uma cor intermediária entre o preto e o branco, o cinza é frequentemente associado à formalidade, à discrição e à moderação. Ele não chama a atenção como outras cores mais vibrantes, o que pode sugerir uma atitude reservada, profissional ou conservadora.

Cores claras

Branco: transmite pureza, limpeza e simplicidade. Está associado a novos começos e é usado para evocar um sentimento de espaço e claridade. Em muitas culturas, o branco simboliza paz e inocência.

Como falei no início do texto, é uma cor boa para solucionar conflitos e buscar um novo emprego, por exemplo.

Lavanda: Uma tonalidade mais leve do roxo, essa cor está associada a serenidade, espiritualidade e criatividade. É uma cor que pode evocar um sentimento de calma e introspecção.

Bege: Cores em tons pasteis trazem uma sensação de conforto e neutralidade. É uma cor que transmite leveza, otimismo e traz uma sensação acolhedora.

Cores frias

Azul: Sabia que o azul pode reduzir a frequência cardíaca e induzir uma sensação de relaxamento? Por isso ele é bem usado na decoração de ambientes, pra trazer aquela sensação de relaxamento. Quando usamos o azul como destaque na nossa roupa transmitimos paz, serenidade e confiança. Mas, claro, tudo depende do tom que você usa.

Na psicologia das cores, o azul claro está mais associado à tranquilidade, enquanto tons muito escuros de azul podem transmitir formalidade e seriedade.

Verde: Essa é a minha cor! Amo demais, já dá pra imaginar o porquê. O verde está intimamente ligado ao crescimento e renovação. É uma cor que evoca equilíbrio, harmonia e bem-estar. Também é associado à saúde e à natureza. Em tons claros, é uma cor que pode transmitir frescor, esperança e bem-estar.

Roxo: É uma cor associada ao luxo e à modernidade. Uma ótima opção para quem quer passar uma imagem de pessoa cheia de estilo e sofisticada. Em suas tonalidades mais frias, está ligado à espiritualidade, intuição e mistério. É uma cor que pode evocar criatividade e reflexão.

Cores quentes

Vermelho: Cor intensa, frequentemente associada à paixão e energia. Pode também representar amor, desejo e urgência. Se usado em excesso, o vermelho pode ser percebido como uma cor agressiva.

Amarelo: Uma cor vibrante e alegre, associada ao otimismo, felicidade e luz. Pode gerar sensações de criatividade e inovação. O amarelo estimula a mente. É por isso que tons muito intensos podem causar ansiedade ou agitação. Então, cuidado na composição do look.

Laranja: Combina a energia do vermelho com a alegria do amarelo, sendo associado à criatividade, entusiasmo e alegria. É uma cor que transmite calor e sociabilidade. O laranja pode aumentar a comunicação e a interação social.

Rosa: Geralmente associada ao romantismo, delicadeza e carinho. Pode evocar sentimentos de amor e cuidado. A cor rosa pode ser calmante e reconfortante, especialmente em tons claros, enquanto tons mais vibrantes podem ter um efeito mais energizante e jovial.

Sabia que é possível combinar cores diferentes para criar um look cheio de estilo e personalidade? Aqui no Blog Havan tem um post que fala sobre o círculo cromático e como combinar as cores de forma fácil.

Look de todas as cores? TemNaHavan

Agora que você já aprendeu um pouco sobre o que cada cor representa e como ela pode transmitir uma mensagem, vem pra Havan conferir o nosso setor de moda. Aqui você encontra peças de diversas cores e modelos pra compor looks pra sair com os amigos, pra festas, trabalho e pro dia a dia.

Visite uma de nossas megalojas e confira todas as nossas opções. Temos ainda mais de 350 mil itens para você e toda a sua casa.

Vá até a loja física mais próxima ou acesse nosso site e confira!

Siga a Havan nas redes sociais

Gostou de conhecer a psicologia das cores? Me conta aqui nos comentários quais as cores que você costuma usar no dia a dia.

Continue acompanhando nossas novidades e fique por dentro de todos os nossos lançamentos, conteúdos e promoções seguindo a gente nas redes sociais!
Você encontra a Havan no Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, TikTok, Twitter, YouTube e aqui no blog, é claro.
Obrigada por ler até aqui e nos vemos na próxima!