A Havan

Paris 2024: Atletas paralímpicos da Havan fazem história

Matheus Rheine e Ymanitu Silva representaram o Brasil nas competições de natação e tênis de cadeira de rodas

Compartilhe:

O Brasil tem um time incrível de atletas paralímpicos e na Havan não é diferente. Dois de nossos atletas patrocinados estiveram nos Jogos de Paris 2024, em disputas da natação e tênis. Dia 22 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Atleta Paralímpico e eu vou contar pra você como foi a participação deles na maior competição paralímpica do mundo.

O Dia do Atleta Paralímpico, celebrado em 22 de setembro no Brasil, é uma data dedicada a homenagear os atletas que superam barreiras físicas, sociais e emocionais pra competir em alto nível nos esportes.

A Havan patrocina três atletas paralímpicos, sendo que dois deles, o nadador Matheus Rheine e o tenista Ymanitu Silva, foram medalhistas nos Jogos Paralímpicos Paris 2024.

Matheus é profissional da natação, competindo na classe S11, que é destinada a nadadores cegos. O catarinense, nascido em Brusque (SC), compete desde 2009. Ele é conhecido por sua determinação e habilidade nas provas de longa distância, sendo uma inspiração no esporte brasileiro.

Nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 ele competiu nos 50 metros livre e conquistou o 8º lugar. Já na prova 4x100m livre ganhou a medalha de prata. Uma grande conquista pro atleta. Matheus já havia participado dos Jogos do Rio 2016, levando pra casa a medalha de bronze.

Já o atleta Ymanitu Silva, também conhecido como Many, participou pela terceira vez das Paralimpíadas. Ele é um atleta paralímpico brasileiro que se destaca no tênis em cadeira de rodas, mais especificamente na categoria Quad, destinada a atletas com deficiências em pelo menos três membros.

Many é um dos principais atletas paralímpicos brasileiros dentro de sua categoria e na competição de Paris chegou muito perto de ganhar a medalha de bronze. Ele jogou em quadra, ao lado do companheiro de equipe, Leandro Pena, e conquistaram uma vaga na semifinal.

Ele explica que o resultado nos Jogos Paralímpicos Paris 2024 foi histórico na sua carreira. Depois de disputar no Rio 2016 e Tóquio 2020, essa foi a primeira vez que chegou na semifinal e na disputa por uma medalha.

De volta ao Brasil, Many se prepara para outras disputas nacionais e internacionais, inclusive os Jogos Paralímpicos Los Angeles 2028.

Dia do Atleta Paralímpico

O Dia do Atleta Paralímpico existe pra nos lembrar da importância do esporte como ferramenta de inclusão, superação e transformação social, celebrando aqueles que nos ensinam diariamente sobre força, coragem e determinação.

A data é comemorada dia 22 de setembro, bem na sequência do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 21.

A história do movimento paralímpico no Brasil é marcada por grandes conquistas dos atletas, com o país figurando entre as principais potências mundiais em diversas modalidades.

Essa trajetória é impulsionada pela dedicação dos atletas e pelo apoio de instituições que promovem o esporte adaptado, transformando vidas e mudando a percepção sobre o que é possível.

Matheus e Many fizeram parte do Comitê Paralímpico Brasileiro, ao lado de quase 300 atletas, que foram convocados para os Jogos de Paris 2024. A Havan acredita no esporte paralímpico e incentiva seus atletas patrocinados.

Siga a Havan nas redes sociais

Me conta aqui nos comentários: quem aí assistiu os Jogos Paralímpicos Paris 2024 e pra quem você torceu?

Se você quiser saber mais sobre como funcionam os patrocínios da Havan, tenho também um post completo para você tirar todas as suas dúvidas. Só clicar aqui.

Continue acompanhando nossas novidades e fique por dentro de todos os nossos lançamentos, conteúdos e promoções seguindo a gente nas redes sociais!

Você encontra a Havan no FacebookInstagramLinkedInPinterestTikTokTwitterYouTube e aqui no blog, é claro.

Até mais!