Tópicos
Para escolher o tipo de fone de ouvido ideal, mais do que pesquisar por preços e marcas, você precisa considerar também a atividade para a qual pretende usar o fone. Além disso, algumas especificações técnicas são importantes – mas não todas, e o modelo que mais combina com você também deve ser levado em consideração. Existem algumas dicas para acertar nessa escolha, e eu vou compartilhar todas elas com você hoje aqui neste post. Confira a leitura!
Academia, trabalho, jogos, estudo, momentos de lazer ou admiração do seu cantor favorito… é praticamente impossível imaginar realizar alguma dessas atividades sem música, né? Por isso, os fones de ouvido se tornaram acessórios tão indispensáveis no nosso dia a dia. Porém, a escolha desse equipamento nem sempre é fácil de ser feita. Por quê?
Bom, porque o mercado tem diversas opções de fones de ouvido cada vez mais modernos e que acabam atraindo a atenção de quem quer entrar na moda. Mas uma pergunta que você deve se fazer antes de comprar é: será que o fone de ouvido mais novo do mercado é o ideal para atividade que eu quero realizar?
Se você ainda não tem essa resposta, não precisa se preocupar. É isso o que nós vamos descobrir juntos neste post. Fique de olho nas dicas e aprenda a escolher o tipo de fone de ouvido ideal para você!
Por que você precisa de um fone de ouvido?
Essa é a primeira pergunta que você precisa se responder antes de comprar qualquer fone de ouvido.
O mercado está cheio de marcas e modelos, dos mais simples aos mais caros, e se sentir perdido na hora da escolha é muito normal. Por isso, é importante não se esquecer do que está motivando sua busca por um fone novo.
Você vai jogar, estudar, trabalhar, fazer exercícios, apenas ouvir música ou um pouco de tudo isso? Acredite, há um fone ideal para cada tipo de atividade.
Caso queira fazer exercícios, saiba que existem fones esportivos mais resistentes ao suor e que possuem um formato anatômico, para que não caiam da orelha enquanto você corre, por exemplo.
Agora, se você vai trabalhar ou estudar, uma opção com cancelamento de ruídos pode ser a melhor para o seu caso. Para jogos, os melhores fones são aqueles maiores, usados por cima da cabeça e cobrindo as orelhas, porque eles são confortáveis e proporcionam uma experiência de som mais imersiva.
Depois que você definir o porquê vai precisar de um fone de ouvido novo, chegou a hora de conhecer cada modelo.
Tipos de fones de ouvido
Para cada atividade que você quiser fazer, vai encontrar um fone de ouvido perfeito. Inclusive, não é estranho uma pessoa ter mais de um tipo de fone e usar modelos diferentes a cada ocasião.
Muitos não ligam para isso e acabam usando um único fone, é verdade. Mas a experiência de ouvir músicas com o fone adequado pode ser muito melhor, acredite.
Vou te apresentar os tipos de fones de ouvido mais famosos do mercado e aí você vai poder escolher o que melhor combina com a sua rotina, olha só:
Auriculares
Os fones auriculares, ou earbuds, são aqueles tradicionais e mais encontrados nas lojas. Esse é o modelo que costuma vir junto com o celular ou pode ser comprado com facilidade a um preço bastante acessível. Eles se encaixam na orelha – ficam no ouvido externo, mas suas pontas não entram no canal auditivo.
Fones auriculares são leves e pequenos, mas não proporcionam a melhor redução de ruídos externos. Por isso, podem afetar a qualidade sonora do que está sendo ouvido. O som costuma escapar com facilidade e exigir que ele esteja quase sempre no volume máximo para uma melhor experiência.
Mesmo assim, ele ainda é o preferido de quem não gosta de fones mais invasivos e que entram no canal auditivo, como é o caso dos intra-auriculares, modelo que vamos conhecer na sequência.
Intra-auriculares
Os fones intra-auriculares, também chamados de in ear, são aqueles que têm uma ponteira de silicone e se encaixam dentro do canal auditivo.
Esses modelos são muito populares, até mais que os auriculares comuns, porque ficam bem presos no ouvido e acabam proporcionando alguns benefícios como: redução parcial de ruídos externos e mais qualidade sonora.
O uso prolongado desse tipo de fone pode incomodar um pouquinho. Então, se esse for o modelo ideal para você, lembre-se de fazer uma pausa sem os fones sempre que possível.
Headphones
O headphone também é chamado de circoauricular, supra-auricular, circumaural, on ear ou over ear. Muitos nomes para esse, né? Mas em uma tradução livre, são os “fones de cabeça”.
Com certeza você conhece esse modelo, que costuma ficar por cima da orelha, envolvendo a região com seus autofalantes maiores. Eles conseguem oferecer um bom som e evitar melhor os ruídos externos em relação aos fones auriculares, mas ainda não são tão bons quanto os intra-auriculares nesse quesito.
Os headphones são muito confortáveis e costumam ter o arco ajustável – às vezes até dobrável (dê preferência a esses modelos). Quando isso não é possível, eles podem se tornar desconfortáveis, principalmente para quem usa óculos.
A experiência de som com esse fone costuma ser bastante positiva, principalmente para o uso por longas horas. O único ponto de atenção é que eles não são tão pequenos e chamam mais a atenção, o que pode ser um problema para pessoas mais discretas.
Headsets
Também chamado de supra-auricular, o fone de ouvido headset é praticamente igual aos headphones. A única diferente entre eles é que os headsets têm um microfone acoplado, o que o torna o modelo favorito dos gamers devido à boa experiência sonora.
Eles também têm um tamanho maior, que proporciona a cobertura completa das orelhas, diferente de alguns headphones que, apesar de serem on ear, cobrem a orelha apenas de maneira parcial.
Agora que você já conhece os quatro principais tipos de fones de ouvido do mercado, tá na hora de se fazer a pergunta do milhão. Vem comigo na sequência!
Fone de ouvido: com fio ou sem fio?
De 2018 até aqui, os fones de ouvido sem fio, ou TWS (True Wireless Stereo), vem dominando o mercado e ganhando o coração – e as orelhas, de muita gente por aí, principalmente pela liberdade que oferecem.
Essa tecnologia permite que o usuário desfrute de uma experiência “desconectada” e consiga ouvir músicas ou qualquer outro som estéreo por meio de fones que se conectam ao celular via Bluetooth, e não por meio de cabos.
O TWS não é algo exclusivo de um modelo específico e pode estar presente em diversos tipos de fone, incluindo todos os que vimos acima.
O que vai determinar essa escolha? As atividades que você pretende fazer com o fone e a sua preferência, é claro. Se você é daqueles que não gosta de desenrolar os nós do fio do seu fone antes de ouvir suas músicas, com certeza ele é uma opção para ser considerada. O fone sem fio é mais prático, mas não é melhor ou pior que as opções com fio.
O único ponto de atenção é que ele funciona à bateria. Então, para uma experiência satisfatória, ele precisa estar completamente carregado a cada uso ou você corre o risco de ter ele parando de funcionar bem na hora do refrão da sua música favorita.
Os modelos sem fio são uma novidade prática e discreta, por isso exigem um investimento mais alto em relação a um fone auricular, por exemplo. Mas por ser uma tecnologia que vem ganhando espaço, é possível encontrar variedade de modelos, marcas e valores no mercado.
Quer saber onde encontrar o modelo ideal de fone de ouvido para você? Então, continue me acompanhando!
#TemNaHavan
Sabia que a Havan tem tudo num só lugar?
Nosso setor de eletrônicos tem fones de ouvido com fio e sem fio de várias marcas e faixas de preço para que você possa escolher o que mais combina com você e sua rotina.
São mais de 350 mil itens para você e toda a sua casa. Vá até a loja física mais próxima ou acesse nosso site e confira!
Especificações técnicas dos fones de ouvido
Esse é um momento importante para te dizer que este post aqui é focado em quem está buscando um fone de ouvido para o dia a dia. Então, não vamos nos aprofundar na parte técnica dos dispositivos.
Mas não precisa se preocupar. Se você não é um profissional da música, as especificações técnicas de um fone de ouvido não são tão importantes para você, pode confiar.
Mesmo assim, vou falar um pouquinho sobre isso, para você entender do que se tratam alguns termos, como:
Frequência
Somos capazes de ouvir frequências entre 20 Hz e 20.000 Hz (20 kHz). Por isso, os fones precisam reproduzir, no mínimo, essa capacidade. Muitos modelos mais profissionais vão além desses valores e alcançam frequências abaixo de 20 Hz e acima de 20 kHz. Isso faz com que a experiência de áudio seja mais elevada e com mais detalhes de agudos e graves. No entanto, atenção: boa cobertura de frequência não significa que o fone tem mais qualidade.
Alto-falante (driver)
Aqui, normalmente, estamos falando de potência. Na teoria, quanto maior o alto-falante, mais graves o fone consegue gerar. Na prática, outros pontos do fone interferem nesse desempenho.
Sensibilidade e impedância
Quando combinados, esses dois fatores definem o volume do fone. Mas novamente, essas características isoladas não determinam a qualidade do produto.
Mas aproveitando este tópico, é bom você se lembrar de que o ouvido humano suporta sem danos permanentes o máximo de 80 decibéis. Hoje em dia, a maioria dos dispositivos avisa quando o volume do aparelho está além do que é saudável. Então, pode relaxar. Só não se esqueça de usar o fone cuidando também da sua saúde.
Cancelamento ativo de ruídos
Essa função é bastante comum em headphones, mas também pode ser encontrada em vários outros modelos mais modernos. A mágica do cancelamento de ruídos acontece quando os microfones externos do fone captam os barulhos do ambiente e um software do equipamento gera ondas sonoras opostas às captadas pelo microfone, o que resulta no cancelamento do som.
Plug
Essa é uma característica exclusiva dos fones com fio. O mais comum é o P3, que une áudio e microfone em apenas um conector. Headsets, mais usados em computadores, costumam ter o modelo P2 – com um conector para o microfone e outro para o fone. Existem também os modelos de plug USB, para os headsets que possuem iluminação LED e outros recursos.
Agora que você já sabe tudo sobre fones de ouvido, chegou a hora de descobrir como escolher o modelo perfeito para você.
4 dicas para escolher o melhor fone de ouvido para você
Somente o seu dia a dia vai te ajudar a decidir qual é o tipo de fone de ouvido ideal para você. Por isso, além dessas dicas, leve em consideração seus hábitos e atividades, tá bom?
Bom, agora vamos ao que interessa!
1 – Considere o uso do fone de ouvido
Se você quer pagar pouco e gosta de algo compacto e fácil de usar, apenas para ouvir áudios no celular e atender ligações, o fone de ouvido auricular é a opção ideal para você.
Agora, se além de tudo isso você também quer um fone mais confortável para o dia a dia e com melhor isolamento de ruídos externos, o intra-auricular é o seu fone perfeito.
Para exercícios físicos, há controvérsias. O fone auricular comum pode escorregar do ouvido com mais facilidade durante a movimentação, seja ele com fio ou sem fio. Por isso, os intra-auriculares ou auriculares sem fio – mas próprios para esportes, são melhores opções. Existem marcas se especializando nesse tipo de produto, desenvolvendo fones resistentes ao suor e mais anatômicos, que se encaixam e não saem dos ouvidos mesmo com movimentos.
Para quem gosta de se concentrar e ser mais produtivo na hora de estudar e trabalhar, os fones com cancelamento de ruído são perfeitos.
Se você estuda música ou já é um profissional, busque por uma cobertura maior das orelhas em um headphone. Eles são confortáveis para o uso por longas horas e proporcionam uma boa experiência, pois isolam bem o áudio. Esses também são ótimas opções para trabalho com reuniões online, pois eles já vêm com microfone integrado.
Quando se trata do mercado gamer, não existe alternativa melhor do que o headset. O conforto aliado à versatilidade oferece aos jogadores o acessório ideal para elevar a experiência de uso durante os jogos.
Se você realiza alguma atividade que eu não mencionei aqui, tente fazer o exercício de imaginar o que você precisa para que ela seja executada da melhor maneira possível. Assim, com certeza você vai conseguir escolher um bom modelo de fone de ouvido.
2 – Defina se seu fone de ouvido será com fio ou sem fio
Com o uso do fone de ouvido definido, é hora de escolher se você vai se render à modernidade do sem fio ou se vai preferir os modelos mais tradicionais.
Lembre-se que um modelo não é tecnicamente superior ao outro. Essa escolha ficará por conta, unicamente, da sua preferência pessoal.
Se você estiver disposto a carregar os fones constantemente e estiver cansado dos nós nos fones com fio, então já sabe qual é a escolha certa a fazer.
3 – Escolha as funcionalidades do seu fone de ouvido
A atividade na qual você vai usar o seu fone de ouvido também vai determinar as funcionalidades que ele precisa ter.
Então, se você quer estudar ou trabalhar, já sabe que vai precisar de algo com cancelamento de ruídos. Agora, para jogos online, precisará de um microfone melhor. O mesmo vale para outras ações que você fizer de fones também.
4 – Pesquise e teste
Agora que você já sabe o que quer, precisa pesquisar e testar. Confira opiniões de quem já comprou e usou o produto que você está cogitando comprar. Existem vários canais no YouTube com vídeos sobre esse tipo de assunto, viu? É só pesquisar pelo fone do fone que os resultados vão aparecer.
Mas nem sempre o que é bom para uma pessoa, vai ser bom para você. Por isso, uma opção bem legal também é ir pessoalmente à loja física que tem os fones de ouvido que você procura e testar.
Caso a música seja o seu foco, coloque algo do seu artista favorito para tocar e ouça em dispositivos diferentes para ver como se sente com a música em cada um deles. Desse jeito, não tem como sua experiência ser menos que incrível!
Siga a Havan nas redes sociais
Gostou das dicas? Escolher o fone de ouvido ideal vai ficar muito mais fácil depois deste post!
Para continuar acompanhando nossas novidades e ficar por dentro de todos os nossos lançamentos, conteúdos e promoções, é só seguir a gente nas redes sociais!
Você encontra a Havan no Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, TikTok, Twitter, YouTube e aqui no blog, é claro.
Antes de ir, comente aqui embaixo: depois de ler o texto, qual é o tipo de fone que você acha que mais combina com você?
Até a próxima!
Ahhh que legal! Eu amei
Que legal eu amei
Muito bom, o meu filho gostou também das dicas maravilhosas…GRATIDÃO HAVAN!
Muito obrigada pelo carinho, Adri!😊
Amuuu comprar na Havan tem tudo que agente precisa
Sim tudo o que a gente precisa tem na havan.melhor loja.
🥰💙
Amei as dicas. Minha lojinha de compras favorita.
Amoo!💙
Gostei muito !!!!
🥰😍
Sempre com boas ideias…AVAN ,das minhas preferidas !…😉👍
🥰🥰
Gostei do comentário sobre os tipos e para que se destina usar os fones.
Identifiquei-me com os intra-auriculares devido praticar corridas de rua.
Gratidão pela matéria.
Ficamos felizes por você ter gostado!😊