A Havan

Golpe: como identificar falsas promoções na internet

Estelionatários usam sites falsos, imagem e voz do Luciano Hang e outros artifícios para enganar as pessoas

Compartilhe:

Nos últimos meses o telefone da minha loja e central de atendimento não param de tocar. O motivo? Clientes que compraram através de uma suposta “promoção imperdível” que viram na internet e caíram em algum golpe. Hoje eu explico pra você como identificar uma propaganda falsa da Havan e evitar prejuízo pro seu bolso.

Há muitos golpes na internet hoje em dia. Alguns deles, são muito bem feitos. Os golpistas usam a imagem do Luciano Hang, geralmente retirada de um vídeo antigo que foi publicado nas redes sociais e utilizam a inteligência artificial pra recriar  a voz dele, e anunciam supostos produtos que estão em promoção, por preços bem abaixo do mercado.

Só neste ano já recebemos centenas de notificações envolvendo a venda de celulares a preços extremamente baixos, além da pesquisa premiada, onde o cliente responde um questionário e paga somente o frete pra entrega dos produtos, que nunca vão chegar na casa da vítima. Recentemente, um vídeo editado por bandidos mostrava o chefinho Luciano Hang pedindo doações via PIX às vítimas do Rio Grande do Sul também circulou nas redes sociais. Tudo golpe!

É importante destacar que todas as nossas promoções podem ser conferidas em nossas redes sociais, @havanoficial: Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, TikTok, Twitter, YouTube. E também em nosso site: www.havan.com.br.

Então, antes de clicar em qualquer coisa, fazer o pix ou fechar uma compra de um produto, vá até os canais oficiais da minha loja e confira se elas foram publicadas lá. Se não estiver lá, é golpe!

Como identificar um golpe:

Endereço do site: algumas vezes, os criminosos usam um endereço parecido com o original para enganar as pessoas. Por exemplo, no lugar de havan.com.br, eles poderiam escrever havam.com.br, com M. Em outras situações, são usados sites completamente aleatórios mesmo, então preste muita atenção.

Aparência do site: tanto a aparência do suposto site da loja, quanto de portais de notícias que noticiam a venda barata de algum produto, são muito semelhantes aos originais, mas escondem algumas diferenças. Por exemplo: anúncios que não são clicáveis; fontes das letras; erros de português; qualidade das imagens; etc.

Preços anunciados: sabe aquele ditado “quando a esmola é demais, o santo desconfia?”, então… Quando os produtos são ofertados por um preço extremamente abaixo do mercado, desconfie.

Senso de urgência: os golpistas usam estratégias pra fazer com que a vítima não pense muito e tenha pressa em comprar o produto. Por isso, trazem a quantidade restante de produtos ou que vai somente até tal hora daquele mesmo dia.

Links diferentes para comprar e pagar: se você precisar sair do site da loja para pagar a compra, desconfie, pois geralmente todo o processo é feito dentro de um mesmo domínio de site, que pertence à empresa.

PIX: Ao fazer o pix, o beneficiário é sempre a Havan. Nos casos de golpe, quando a vítima vai fazer o pix aparece o nome de outra pessoa ou empresa. Se você ver isso, atenção, é um golpe. Lembrando que só vendemos pelo pix em nosso site oficial, aplicativo Havan ou na loja. Não vendemos por pix em nenhuma outra plataforma.

Sorteios e Premiações: Para participar é necessário baixar o aplicativo Havan ou ir até uma de nossas lojas. Não vendemos bilhetes via WhatsApp ou por outros sites que não sejam os nossos.

Viu um golpe? Denuncie!

E aí, já caiu em algum golpe ou encontrou algum deles na internet? Clique nesse link e denuncie: https://havan.semfraude.online/

Qualquer dúvida procure nossos canais de atendimentos, lojas físicas ou acesse: portalcliente.havan.com.br/atendimento.

Siga a Havan nas redes sociais

Para não cair em golpes, acompanhe nossas redes sociais!

Você encontra a Havan no Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, TikTok, Twitter, YouTube e aqui no blog, é claro.

Até a próxima!