Pra sua casa

Cortina blackout e corta luz: qual a diferença?

As duas servem para bloquear a luminosidade do ambiente, mas em proporções diferentes

Compartilhe:

Se você está em dúvida entre escolher uma cortina blackout ou uma corta luz para os cômodos da sua casa, eu vim aqui esclarecer a diferença entre esses dois modelos. Já adianto que a questão tem mais a ver com a quantidade de luz que você gosta de ter no ambiente do que com qualquer outro fator. Continue lendo este post pra saber mais.

Apesar de deixar qualquer ambiente mais lindo e aconchegante, a função da cortina não é somente decorar. Ela também é muito importante na questão da luminosidade do ambiente, e quando o assunto é esse, precisamos falar sobre as cortinas blackout e corta luz.

À primeira vista, a escolha parece simples, mas a decisão vai ser muito influenciada pelo seu gosto pessoal.

Cortina blackout

Você é do tipo de pessoa que prefere dormir com o quarto no breu, tão escuro que quando o dia amanhece nem dá pra perceber? Então a cortina blackout é perfeita pra você. Além de cortar a luminosidade, ela traz conforto e mais privacidade para o cômodo. Listei outras vantagens da cortina blackout abaixo, dá uma olhada.

– Bloquear a luz: a cortina blackout consegue bloquear quase que 100% da luz externa, por isso é tão recomendada para quartos.

– Descanso: o ambiente escuro traz muito mais aconchego e conforto na hora do sono, e essa é uma questão fisiológica mesmo. Durante a noite, os nossos olhos descansam, e a luz, mesmo entrando por meio das pálpebras, pode prejudicar esse processo.

– Temperatura: como a cortina blackout é feita de um material mais denso, é normal que ela acabe bloqueando o calor durante os meses com temperaturas mais altas e retendo o calor do ambiente durante o inverno.

– Privacidade: como elimina praticamente toda a luz externa, a cortina blackout também é ideal para ambientes que precisam de privacidade, como quartos.

– Proteção dos móveis: por impedir que a luz do sol entre muito no ambiente, a cortina blackout também ajuda a proteger a mobília. O sol e o calor acabam desgastando os móveis, principalmente os de madeira.

– Estética: quando o assunto é cortina blackout, o céu é o limite, pois existem vários modelos, como as de rolo, a romana, celular e painel. É possível, ainda, colocar o blackout e, na frente, uma cortina de voil. Fica lindo!

Cortina corta luz

A cortina corta luz também tem a função de diminuir a luminosidade do ambiente, mas ela consegue reduzir apenas cerca de 60%, então é ideal para salas de estar ou de TV e escritórios. Se você não se importar em deixar um pouco da luz do sol entrar ao amanhecer, pode colocar no quarto também. Vai depender do seu gosto.

As cortinas corta luz também são muito eficientes quando os assuntos são privacidade e estética. Elas cumprem muito bem a função de renovar e deixar qualquer ambiente mais bonito.

Cortina blackout e corta luz? #TemNaHavan

A decisão entre cortina blackout ou corta luz depende, exclusivamente, da necessidade que você tem: precisa deixar o ambiente o mais escuro possível ou aceita um pouco de luminosidade? Os dois modelos são lindíssimos e muito úteis, isso eu garanto. Inclusive, eu já dei dicas aqui no blog sobre como escolher a cortina perfeita.

Em nosso setor de decoração, temos diversas opções de cortinas blackout e corta luz pra você escolher. Aproveite que nossas lojas são climatizadas, espaçosas e com praças de alimentação pra vir passar o dia com a família e se divertir enquanto faz suas compras.

Nossas megalojas ainda têm mais de 350 mil itens para você e toda a sua casa. Vá até a loja física mais próxima ou acesse nosso site e confira!

Siga a Havan nas redes sociais

Espero que esse post tenha te ajudado a esclarecer as diferenças e vantagens da cortina blackout e da corta luz.

Não esquece de me dizer nos comentários qual das duas você prefere e pra qual ambiente.

Continue acompanhando nossas novidades e fique por dentro de todos os nossos lançamentos, conteúdos e promoções seguindo a gente nas redes sociais!

Você encontra a Havan no Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, TikTok, Twitter, YouTube e aqui no blog, é claro.

Até mais!