História

Luciano Hang: saiba tudo sobre o dono da Havan

Conheça a trajetória do empresário que transformou uma pequena loja de tecidos na gigante do varejo!

Compartilhe:

Nascido em 11 de outubro de 1962, em Brusque (SC), Luciano Hang é casado com Andrea Benvenutti, com quem tem três filhos: Lucas, Leonardo e Matheus. Com DNA de empreendedor, foi um dos responsáveis pelo início da história da Havan.

Antes de fundar a gigante do varejo brasileiro, Luciano Hang teve várias outras empresas, como: fábrica de toalhas, tinturaria de malhas, malharia, loja de tecidos, loja de R$1,99, bar, pequenas centrais hidrelétricas e factoring – nas quais eram realizadas antecipações de direitos creditórios. Mas, sempre foi na Havan que seus esforços e a grande paixão estiveram concentrados.

Quer saber mais sobre o véio mais amado do Brasil? Então continue com a leitura!

Quem é o dono da Havan?

Se tem uma pergunta que eu mais escutei até 2016 foi: quem é o dono da Havan? Então, vem comigo que vou te contar quem é Luciano Hang.

Conhecido como “Véio da Havan”, Luciano Hang, o meu chefinho, é um dos maiores empresários do Brasil e único dono da Havan. Natural de Brusque, cidade do interior de Santa Catarina, Luciano desenvolveu seu lado empreendedor desde muito cedo, se tornando um grande vendedor.

Filho de pais operários, o chefinho teve uma infância marcada por muitas dificuldades. Mas, foi sua determinação que transformou a Havan, uma pequena loja de tecidos de apenas 45 m², com apenas um funcionário, numa gigante do varejo, com 174 megalojas inauguradas até 2022, presentes em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal, com mais de 20 mil colaboradores.

Além de empreendedor, Luciano Hang também é conhecido pela popularidade nas redes sociais e por transformar toda e qualquer oportunidade em marketing positivo para a empresa Havan.

Durante mais de 30 anos, o chefinho se manteve no anonimato, mas em 2016, começaram a surgir muitos boatos sobre a propriedade da nossa empresa. E, com sua mente brilhante, criou a campanha publicitária “Quem é o dono da Havan?”. O sucesso foi tanto que consagrou o chefinho como personalidade do ano no prêmio ADVB Top de Marketing.

Infância marcada pela dislexia

O dono da Havan, Luciano Hang, é casado com Andrea Benvenutti, com quem tem três filhos: Lucas, Leonardo e Matheus. Ele nasceu em 11 de outubro de 1962, em Brusque (SC), onde vive até hoje.

Luciano Hang e família

Da esquerda para a direita: Matheus, Lucas, Luciano, Andrea e Leonardo.

Quando criança, o chefinho não conseguia aprender a ler e escrever e, com muita dificuldade, se alfabetizou apenas aos 12 anos. Quando adulto, descobriu que tinha dislexia, um transtorno que dificulta a aprendizagem.

Após a descoberta, passou a utilizar suas redes sociais e da Havan para alertar o público sobre o transtorno que atinge entre 5% a 17% da população e é um distúrbio de maior incidência nas salas de aula.

Espírito empreendedor

A veia empreendedora despertou cedo no chefinho Luciano Hang. Quando tinha apenas 12 anos, não era comum ter cantinas nas escolas. Percebendo isso, decidiu montar uma com um amigo.

Na hora do intervalo, os dois vendiam bolachas para os colegas. O sucesso das vendas foi tanto e a demanda ficou tão grande que a distribuidora dos doces passou a fazer entregas em uma Kombi, diretamente na escola, onde Luciano já havia conquistado um espaço para montar o comércio.

O primeiro emprego com carteira assinada foi como operário na mesma empresa em que os pais e o avô trabalharam por 40 anos. O chefinho começou na expedição, mas não demorou muito para que seu chefe, Juliano Schumacher, notasse seu diferencial e o chamasse para trabalhar na área de vendas de tecidos. Em 1983, se formou em Ciências da Computação.

Primeira empresa não foi a Havan

Trabalhando na empresa Renaux, Luciano Hang descobriu que queria ter o próprio negócio. Em 1984, aos 21 anos, comprou, junto com os primos, uma fábrica de toalhas que estava parada, a Santa Cruz, e a fez funcionar 24h por dia.

Ao perceber que Brusque se tornava uma referência no turismo de compras, o chefinho então viu a oportunidade de apostar em um novo negócio. E, em 1986, junto com um sócio, Vanderlei de Limas, criou a Havan, que surgiu da junção de seus nomes.

No decorrer da sua trajetória como empreendedor, o chefinho teve várias empresas: fábrica de toalhas, tinturaria de malhas, malharia, loja de tecidos, loja de R$1,99, bar, pequenas centrais hidrelétricas e factoring – nas quais eram realizadas antecipações de direitos creditórios. Mas, sempre foi na Havan que seus esforços e a grande paixão estiveram concentrados.

A quebra do anonimato

Durante mais de 30 anos, o chefinho se manteve no anonimato, mas, em 2016 começaram a surgir muitos boatos sobre a propriedade da nossa empresa.

Foi então que Luciano Hang teve uma ideia brilhante e criou uma campanha publicitária “Quem é o dono da Havan?”. O sucesso foi tanto que consagrou o chefinho como personalidade do ano no prêmio ADVB Top de Marketing.

Acredite, você pode tudo!

Em 2022, Luciano Hang escreveu o e-book “Acredite, você pode tudo!”, com o objetivo de inspirar quem está iniciando um empreendimento ou que pensa em começar o próprio negócio.

O material reúne frases de autoria própria e algumas reflexões populares já conhecidas entre empreendedores, além de dicas e mensagens de motivação. Ah, e você sabia que pode baixar sem custo nenhum?

E-book Luciano Hang

Siga a Havan nas redes sociais

Gostou de conhecer mais sobre a trajetória do Luciano Hang e descobrir quem é o dono da Havan? Você pode acompanhar mais do dia a dia do chefinho e da Havan, basta seguir a gente nas redes sociais!

Você encontra a Havan no Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, TikTok, Twitter, YouTube e aqui no blog, é claro.

Gostou da história do Luciano Hang? Então, comente aqui embaixo: o que mais chamou sua atenção?

Até a próxima!