Organização financeira

7 dicas para começar sua organização financeira

Aprenda a controlar seus gastos e fazer o dinheiro render!

Compartilhe:

Você já parou para avaliar a sua situação financeira? Infelizmente, o endividamento tem se tornado uma realidade cada vez mais comum entre os brasileiros, independentemente da renda. Contudo, é possível reverter esse quadro e tomar as rédeas das suas finanças de uma maneira mais fácil do que você imagina. Neste post, vou compartilhar sete dicas valiosas para você iniciar o seu processo de controle financeiro pessoal e transformar a sua relação com o dinheiro. Com organização, metas claras e conhecimento adequado, você poderá conquistar a tão sonhada liberdade financeira. Vem comigo!

Os brasileiros estão cada vez mais endividados. E isso não sou eu quem tá dizendo, não. Esse é o resultado do último levantamento, no ano passado, feito pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Independentemente da renda, a situação financeira da população no nosso país tem entrado em estado grave, levando a um aumento no número de famílias com dívidas e dificuldades em pagar suas contas.

Para passar pelo desafio de não deixar as contas entrarem no vermelho e poder se planejar para a tão sonhada liberdade financeira, ter organização é essencial. Por isso, no post de hoje, eu reuni 7 dicas valiosas que vão te ajudar a começar esse processo de controle financeiro pessoal para transformar sua relação com o dinheiro.

7 dicas de organização financeira

Quer ficar tranquilo para poder decidir o que fazer com seu dinheiro ao invés de deixar as dívidas ditarem as regras na sua vida? Então vem comigo, vamos aprender juntos!

1. Avalie sua situação financeira atual

O primeiro passo para a organização financeira é ter clareza sobre sua situação atual. Faça um levantamento de todos os seus ganhos, despesas, dívidas e investimentos. Pode ser assustador no começo, mas confie em mim: esse é um passo essencial.

Crie uma planilha ou utilize aplicativos financeiros para registrar essas informações de forma organizada. Isso vai te ajudar a entender para onde seu dinheiro está indo e identificar áreas em que é possível economizar.

2. Estabeleça metas financeiras

Definir metas financeiras é fundamental para direcionar seus esforços e seguir motivado ao longo do processo. Pense no curto, médio e longo prazo. Nada de criar metas absurdas logo de início. Além de demorarem muito para acontecer, elas podem te deixar sem motivação e com vontade de desviar do seu propósito.

Essas metas podem incluir a criação de uma reserva de emergência, a quitação de dívidas, a compra de um imóvel ou aposentadoria confortável. Seja realista e defina prazos para alcançar cada objetivo.

3. Crie um orçamento

Um orçamento é uma ferramenta indispensável para manter suas finanças organizadas. Liste todas as suas despesas mensais, como: moradia, alimentação, transporte, contas, lazer, entre outras coisas.

Compare essas despesas com seus ganhos e faça ajustes conforme necessário para que você possa gastar menos do que ganha e destinar uma parte para poupança e investimentos. Mais uma vez, vou te dizer: essa parte pode ser assustadora e difícil no começo. Mas não desista e confie em mim: uma vida financeira organizada é o primeiro passo para a liberdade.

4. Acompanhe suas despesas

Acompanhar suas despesas é uma prática importantíssima para manter-se no caminho certo. Registre todos os seus gastos, seja em dinheiro, cartão de débito ou crédito. Sabe o cafezinho depois do almoço ou o happy hour de surpresa com os amigos? Registre! Vai ser importante para você ver que existe vida e imprevistos que vão além do planejamento. Com isso, você vai conseguir cortar esses hábitos ou incluí-los na sua rotina financeira.

Aqui também é legal usar aplicativos de controle financeiro para facilitar o processo. Ao visualizar seus gastos de forma clara, você poderá identificar áreas onde está gastando excessivamente e fazer ajustes necessários.

5. Elimine dívidas

Eu sei que as dívidas podem ser um obstáculo para a sua organização financeira e que não é tão fácil assim pagar todas elas. Mas aqui vai uma dica: priorize a quitação das dívidas de alto custo, como cartão de crédito ou empréstimos com juros mais altos.

Considere negociar suas dívidas para obter melhores condições de pagamento. Ao eliminá-las da sua vida, você terá mais recursos para economizar e investir no futuro.

6. Crie uma reserva de emergência

A reserva de emergência é um dinheiro destinado a cobrir despesas inesperadas, como um imprevisto médico ou a perda de emprego.

Busque economizar de três a seis meses de despesas básicas em um fundo de emergência. Comece aos poucos e crie o hábito de guardar uma parte de seus ganhos regularmente. Pode parecer estranho guardar dinheiro para não usar, mas acredite: você vai se agradecer se um dia precisar.

7. Eduque-se financeiramente

O conhecimento é poder quando se trata de organização financeira. Por isso, invista tempo para aprender sobre conceitos básicos de finança, como investimentos, planejamento de aposentadoria, diversificação de portfólio, entre outros.

Existem muitos recursos disponíveis, como livros, podcasts, o blog Havan – e muitos outros, além de cursos online gratuitos, que podem te ajudar a expandir seus conhecimentos financeiros.

Além disso, busque orientação profissional se necessário. Um consultor financeiro pode te ajudar a traçar um plano personalizado de acordo com seus objetivos e situação financeira específica.

#TemNaHavan

Sabia que a Havan tem tudo num só lugar?

Além de mais de 350 mil itens incríveis para você e toda a sua casa, temos também um portal de negociação disponível caso você precise negociar uma dívida com a gente. São condições personalizadas, que cabem no seu bolso.

Estando em dia com a Havan e tendo limite disponível, você poderá parcelar suas próximas compras sem juros no Cartão Havan.

Você pode acessar o Negociação Havan nas lojas físicas, site e app. Baixe agora mesmo!

Siga a Havan nas redes sociais

Gostou das dicas? Organizar sua vida financeira vai ficar muito mais fácil a partir de agora!

Para continuar acompanhando nossas novidades e ficar por dentro de todos os nossos lançamentos, conteúdos e promoções, é só seguir a gente nas redes sociais!

Você encontra a Havan no Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, TikTok, Twitter, YouTube e aqui no blog, é claro.

Antes de ir, comente aqui: qual é a sua maior dificuldade na hora de começar uma organização financeira?

Até a próxima!