Tópicos
Você já ouviu dizer que pro novo entrar, o velho tem que ir embora? Pode ter certeza, que é verdade. Isso vale pra tudo na vida, desde sentimentos mal resolvidos até aquele monte de tralha parada em casa. Hoje vamos praticar o desapego pra abrir espaço pro novo com dicas práticas.
Vem comigo que te explico tudinho!
Por que desapegar faz tão bem?
Quando a gente fala que desapegar acalma a mente, isso não é só papo bonito. É algo comprovado!
Uma pesquisa da Universidade da Califórnia (UCLA) acompanhou algumas famílias e descobriu que casas cheias e desorganizadas aumentam os níveis de cortisol, um hormônio ligado ao estresse.
Pesquisadores da Princeton University descobriram que ambientes mais limpos e com menos objetos ajudam o cérebro a processar informações com mais clareza, aumentando o foco e diminuindo a sensação de confusão mental.
Além disso, estudos ligados a neurociência apontam que arrumar e organizar gavetas, armários e ambientes da casa libera a dopamina, um neurotransmissor ligado à recompensa e ao bem-estar.

Dicas práticas de desapego
Pra te ajudar a liberar espaço em casa nesse fim de ano, eu preparei algumas dicas bem especiais.
1. Comece aos poucos
Nada de querer esvaziar a casa inteira de uma vez, tá? Escolhe um cantinho: uma gaveta, uma prateleira, uma caixinha. O segredo é criar ritmo, não exaustão.
2. A regra do “usei nos últimos 12 meses?”
Se a resposta for não… é porque esse item já cumpriu o papel dele. Isso não vale só para roupas e calçados, mas para outros objetos da casa também que você não usa mais.
Aquilo que você não usa pode ser exatamente útil pra alguém. Então doe para instituições, brechós ou vizinhos.
3. Conserte ou jogue fora
Nada de começar o ano com coisas quebradas dentro de casa. Se for algo importante, um objeto de família ou algo que você usa muito e dá pra consertar, faça isso. Caso contrário, jogue fora e compre um novo.
4. Faça o teste do olhar
Passe o olho pela sua casa e observe o que tá fora do lugar, que estante que tem coisas demais, será que não dá pra reduzir o que tem ali?
Uma prateleira cheia de livros, por exemplo, pode até ser bonito, mas será que não vale analisar pra doar alguns desses livros para escolas ou biblioteca?
5. Evite o apego emocional
Me fala a verdade, você precisa mesmo guardar aquele livro da infância ou seus trabalhos de faculdade? E aquela lembrancinha da primeira comunhão do seu primo? Tem coisas que nem faz sentido manter na nossa casa.
Então, faz a pergunta pra si mesmo: eu gosto do objeto ou da lembrança que ele me traz?
Se for só a lembrança, ela continua mesmo sem o objeto.
Quando você reduz o excesso de coisas em casa, essa sensação de “alerta” diminui.
Siga a Havan nas redes sociais
Continue acompanhando nossas novidades e fique por dentro de todos os nossos lançamentos, conteúdos e promoções seguindo a gente nas redes sociais!
Você encontra a Havan no Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, TikTok, Twitter, YouTube e aqui no blog, é claro.
Até mais!