Tópicos
Férias, praia, sol… De repente, tudo desanda e a famosa virose de verão aparece. Isso já aconteceu comigo e com quase todo mundo. Mas relaxa, nesse post eu te explico como evitar e como tratar a virose, pra que o verão seja de sol e boas memórias, e não de cama e remédio. Vem comigo!
1. O que é virose
Em termos simples: é uma infecção causada por vírus que atinge o sistema gastrointestinal — ou seja, estômago e intestino — fazendo aparecer sintomas como febre, enjoo, vômito, diarreia e aquele mal-estar geral.
Segundo o Ministério da Saúde, as chamadas doenças diarreicas agudas (DDA) englobam infecções gastrointestinais causadas por vírus, bactérias ou parasitas, e se manifestam justamente com diarreia, vômito e dor abdominal.
E olha só: os dias quentes e úmidos facilitam a proliferação de vírus ou de contaminação de água e alimentos. Então, em época de praia, férias e calor… o risco sobe.
2. Como se pega a virose
A virose de verão é transmitida via oral-fecal, ou seja: o vírus entra no corpo pela boca, geralmente através de água ou alimentos contaminados, mãos sujas ou contato indireto com secreções de pessoas doentes.
Sabe quando você vai no mar, é atingido pela onda e acaba engolindo um pouco de água? Então, é aí que mora o perigo! Contato com a água contaminada, seja de mar ou piscina, é uma das formas de pegar a virose. Ah, o risco aumenta em dias da chuva.
3. Como prevenir a virose
Tome banho de mar em locais próprios para banho. Faça uma breve pesquisa antes de ir à praia. Água que tem contato com o esgoto, tem um risco enorme de transmitir virose. Melhor prevenir, né?
Cuidado com a comida de praia. Compre somente em locais que você realmente confia na qualidade do preparo ou faça um lanche em casa e leve junto com você.
Mantenha a água da piscina sempre limpa. Não é só no mar que a água pode estar contaminada, portanto, atenção!
Lave sempre as mãos. Pode parecer chato e bem repetitivo, mas garanto que é melhor que ficar uma semana de cama. Álcool em gel também ajuda nessas horas.
Beba água potável, pode ser água mineral ou filtrada. Sabe aquela forma de gelo que você fez com a água de torneira? Descarte também. Todo cuidado é pouco!
Você precisa trocar as fraldas do seu bebê que está com virose? Aqui a atenção é redobrada. Durante a higienização do seu pequeno evite qualquer contato com a boca. Lave as mãos com frequência e embale bem a fralda para que outras pessoas não se contaminem.
4. Peguei virose, e agora? Como tratar?
Hidratação constante — Água, água de coco e soro caseiro se necessário. Estudos apontam que o tratamento inicial das gastroenterites se baseia em “reidratação e alívio dos sintomas”.
Alimentação leve —Prefira coisas simples, leves, que o estômago tolere bem. Nada de pastel, coxinha e lasanha. Evite alimentos gordurosos.
Evite a automedicação — Nada de se medicar por conta própria sem orientação. O Ministério da Saúde deixa claro que antibióticos não são rotina para diarreia viral — só em casos específicos.
🆘 Procurar atendimento médico se: tiver febre persistente, sangue nas fezes, vômito contínuo, sinais claros de desidratação, como pouca urina, boca muito seca e tontura.
Dica da Liberdade: “Nessa hora, o melhor amigo é o copo d’água e o descanso!” Simples assim. Descansar dá ao corpo chance de se recobrar.

5. Quanto tempo dura a virose
De acordo com o centro de pesquisa Johns Hopkins Medicine, nos Estados Unidos da América, casos de gastroenterite viral duram de 3 a 5 dias, mais ou menos.
No Brasil, o Ministério da Saúde informa que as doenças diarreicas agudas podem chegar a 14 dias, embora o cenário “normal” seja mais curto.
Importante: o tempo de duração é diferente para cada pessoa. Crianças, idosos ou quem já está com saúde fragilizada podem demorar mais. Então, se passar muitos dias ou houver piora, é preciso procurar um médico.

Passe na Havan
A Havan te ajuda a ficar longe de problemas nesse verão, entre eles, a virose. Aqui você encontra garrafas térmicas, pra levar água, suco e chá gelado pra praia ou pra piscina, além de uma variedade de caixas térmicas, para manter tudo fresquinho e longe de contaminação.
Não esqueça de fazer um lanche saudável e bem nutritivo pra levar junto a praia. É melhor que comer em qualquer lugar e correr o risco de contaminação com vírus. Confira o nosso Guia completo para alimentação saudável no verão, com algumas ideias de bebidas e comidas gostosas para a estação mais quente do ano.
Passe em uma de nossas lojas ou acesse o nosso site.
Siga a Havan nas redes sociais
Me conta aqui nos comentários se você já teve virose de verão.
Se tiver alguma dica que vale a pena compartilhar, seja pra tratar ou evitar a virose, compartilha comigo aqui nos comentários também.
Continue acompanhando nossas novidades e fique por dentro de todos os nossos lançamentos, conteúdos e promoções seguindo a gente nas redes sociais!
Você encontra a Havan no Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, TikTok, Twitter, YouTube e aqui no blog, é claro.
Até mais e cuide-se nesse verão 😉

