Tópicos
Sonha em trabalhar com tecnologia, mas não sabe muito bem quais profissões você pode seguir? Então, vem comigo! No post de hoje, fui dar uma voltinha pelo Havan Labs, setor de tecnologia da Havan, e descobri tudo sobre algumas das carreiras seguidas pela galera de TI. Saiba como trabalhar nessas funções e conheça o dia a dia de trabalho dentro de uma grande empresa.
Já ouviu falar em termos como Data Science, Scrum e UX mas não fazia ideia do que significava qualquer um desses nomes? Calma, eu também já passei por isso. Tô aqui pra te ajudar!
Os nomes costumam ser difíceis, eu sei, mas as profissões do setor de tecnologia existem pra melhorar muito a vida das pessoas, principalmente nos dias de hoje, em que estamos tão conectados.
Aqui no Havan Labs, por exemplo, cada profissional se dedica ao máximo pra criar soluções modernas, úteis e práticas. Tudo pensando em oferecer uma experiência única ao cliente, do jeitinho que só a Havan sabe fazer.
Hoje, vou te apresentar as profissões de Data Scientist, Scrum Master e UX Designer. Se você sempre quis conhecer mais sobre alguma dessas carreiras, ou todas elas, chegou a hora!
Vem ler sobre o dia a dia de trabalho dessa galera e descobrir se essas profissões combinam com você também!
Data Scientist
O profissional da área de Data Science é o Data Scientist. Em português, Cientista de Dados. Pra entender melhor o que ele faz, conversei com a Sandra Amaral, Consultora Analytics no Havan Labs formada em Estatística, Matemática e com mestrado na área de Gestão de Negócios.
Afinal, o que é Data Science?
Sandra me explicou que a área de Data Science (Ciência de Dados) é, na verdade, formada por um conjunto de áreas do conhecimento que, combinadas, orientam – por meio do uso de dados e análises, todo e qualquer processo de tomada de decisão dentro de uma empresa.
E o que é necessário pra trabalhar nessa área?
Pra atuar na área de Data Science, o futuro profissional precisa conhecer linguagem de programação avançada (uma habilidade necessária pra estruturar um grande volume de dados) e técnicas de análises com estatística e matemática.
Só assim vai ser possível conseguir perceber valor nos dados extraídos e poder gerar percepções relevantes para as áreas de negócio da empresa.
O Data Scientist também precisa ter bom raciocínio lógico, crítico e analítico, conhecer ferramentas de BI (Business Inteligente ou em português, Inteligência de Negócios) e, principalmente, ter desejo e curiosidade natural pra entender como as coisas funcionam, características essenciais pra poder atuar com solução de problemas.
Como é o dia a dia nessa profissão?
No dia a dia, o profissional de Data Science pode atuar em três grandes funções: como engenheiro, analista ou cientista de dados.
O engenheiro estrutura os dados que serão consultados e o analista gera relatórios a partir desses dados, pra serem usados pelas áreas de negócio durante suas atividades.
Por fim, o cientista de dados trabalha com comportamento de pessoas ou previsão de eventos. Conforme as necessidades das áreas de negócio, ele gera segmentações e modelos que possibilitem entender o público.
Todos esses três profissionais precisam estar muito bem conectados pra que as atividades sejam realizadas com sucesso. Afinal, dados estão sempre sendo atualizados, né?
Dados são conhecimento!
Com certeza você já percebeu que a área de Data Science é muito importante. Mas além de tudo de bom que já falamos, é legal que você entenda que o grande valor dessa profissão está em transformar dados em conhecimento.
E esse conhecimento não fica centrado só na área de tecnologia, não. Ele é compartilhado com muitas áreas pra que juntos, todos possam criar estratégicas de curto e longo prazo, buscando sempre a otimização de resultados, corrigindo o que não estiver dando certo pra atingir metas, cumprir resultados e ajudar a empresa em seu crescimento.
Com o trabalho do Data Scientist, as áreas de negócios podem decidir, por exemplo, pra qual cliente uma campanha de marketing vai ter mais resultados, qual pode acessar produtos de crédito, qual não vai precisar receber uma cobrança e qual cliente leal vai poder participar de uma ação especial.
Eu adorei saber que uma cultura de dados é tão importantes pras empresas!
Que tal conhecermos uma nova área agora? Se você gostou de saber mais sobre o trabalho do profissional de Data Science, vai amar a próxima profissão do nosso setor de tecnologia.
Scrum Master
Pra conhecer mais a função do Scrum Master, conversei com o André Ferreira, Agilista no Havan Labs. Depois de uma sólida carreira como Coordenador de Implantação, André apostou na Havan graças a uma identificação com nossos valores, como: ética, atitude, simpatia, humildade e comprometimento.
Em nosso setor de tecnologia, ele trabalha hoje pra promover resultados significativos e cooperar com o crescimento das pessoas ao seu redor.
Mas o que é Scrum Master?
Bom, antes de responder a essa pergunta, precisamos falar de metodologias ágeis, que é o caso do Scrum.
Essa é uma forma de trabalho focada em facilitar e viabilizar as entregas. Além dela, existem várias outras metodologias que podem ser aplicadas em projetos (como Kanban, Lean, XP etc.). Cada uma tem suas próprias características e as necessidades da empresa é que vão determinar a escolha por cada uma delas.
Então, o Scrum Master é o “mestre” da metodologia Scrum. O facilitador, a pessoa que domina o método e que é responsável por remover obstáculos e garantir que as entregas sejam feitas.
Quem executa esse papel é o Agilista, como o André. Ele trabalha com o Scrum, mas também pode trabalhar com várias outras ferramentas, ou frameworks, como também são chamadas.
Apesar de ser uma função relativamente nova na Havan, a agilidade já tem quase 30 anos de história! Essa área surgiu a partir da necessidade que as empresas de tecnologia sentiram de serem mais ágeis para melhorar a performance e a qualidade de suas entregas.
O Scrum Master ajuda no gerenciamento de projetos quebrando uma grande entrega em pequenas entregas, dentro de ciclos conhecidos como sprints. Junto com o time, eles vão avaliando métricas, resultados e iniciando novos ciclos cada vez mais assertivos.
O André me explicou que esse processo de agilidade está diretamente relacionado à cultura do time e com a capacidade que um negócio tem de se adaptar às mudanças e de compreender o impacto delas no dia a dia.
Quando bem-executado, o papel do Scrum Master pode ajudar a equipe render de quatro a dez vezes mais.
E o que é necessário pra ser um agilista?
Um Agilista precisa, antes de qualquer coisa, estudar, dominar e praticar a execução de diferentes tipos de métodos ágeis de trabalho, além de ter uma boa habilidade de relacionamento interpessoal.
No caso do Scrum Master, além de conhecer bem a metodologia Scrum, o profissional também precisa dominar um conjunto de competências comportamentais (softskills), como: liderança, comunicação, disponibilidade, neutralidade, proatividade, confiança, coragem, adaptabilidade, atitude facilitadora, solucionadora de conflitos e agente de mudanças.
Como é o dia a dia nessa profissão?
No dia a dia, o Scrum Master é responsável por garantir uma excelente comunicação entre as partes envolvidas, seja dentro do time Scrum – principalmente com o Product Owner (P.O., é o dono do produto, responsável por definir as prioridades do projeto e defender os interesses do cliente), como em outras áreas de atuação na empresa.
Mas mais do que isso, ele garante que todas as etapas do Scrum sejam realizadas (planejamentos, reuniões diárias, revisão de entregas e retrospectivas), removendo os impedimentos que possam ocorrer durante a sprint.
Agilidade não é só velocidade!
O Agilista cumpre seu papel quando garante que as estregas de um projeto aconteçam em um bom ritmo, mesmo com imprevistos e em um ambiente de mudanças. Como, por exemplo, quando um time é impactado com novas metas e diretrizes.
Além de ser o porta-voz entre a gestão e os demais colaboradores, o Scrum Master deve ser um líder que serve seu time e ajuda na estruturação de novos processos, além de apoiar e respeitar a cultura da empresa pra que ela e seus colaboradores continuem crescendo de forma saudável.
Você imaginava que existia uma profissão tão focada em otimizar as entregas de uma equipe? Eu amei conhecer essa área. Mas calma, ainda não acabou!
Se você gostou do que viu até agora, vai amar a última profissão de hoje!
UX Designer
Se você faz parte do time dos criativos, vai gostar dessa carreira aqui. O nome é bem diferente também, mas a função é fácil de entender: desenvolver produtos com foco na boa experiência do usuário. Pra conhecer melhor essa atividade, eu conversei com o Filipe Adrio, Product Designer no Havan Labs.
Curioso e fã de tecnologia, Filipe é formado em Sistemas e Mídias Digitais e pós-graduando em Design de Experiência do Usuário.
O que é UX Design?
Filipe me explicou que UX é uma sigla para “User Experience” que, em tradução livre, quer dizer Experiência do Usuário. Pode-se dizer então que UX Design é projetar algo com foco na experiência desse usuário.
O trabalho de um UX Designer é criar produtos e soluções para que, quando essa experiência aconteça, ela seja agradável.
No setor de tecnologia, principal meio de atuação desse profissional, as interfaces de sites e aplicativos, por exemplo, precisam ser muito bem-pensadas para conduzir o usuário em uma jornada positiva e intuitiva, como um guia de suas intenções.
O que é necessário pra trabalhar como UX Designer?
Além da formação ou especialização nas áreas de Design e Experiência do Usuário, quem quiser seguir essa carreira, precisa desenvolver habilidades práticas com ferramentas de design e tecnologias relevantes, como HTML e CSS, por exemplo.
É bem importante que o profissional de UX também goste de aprender, se atualizar e tenha boas habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Só assim vai ser possível colaborar de maneira eficiente durante o desenvolvimento de um projeto.
Como é o dia a dia nessa profissão?
No dia a dia de trabalho do UX designer, esse profissional atua como um advogado, pra garantir que o usuário será considerado em todas as decisões relacionadas a um produto. Pra que isso seja possível, ele deve estar presente em todas as fases de desenvolvimento de um produto, da sua concepção até sua entrega e acompanhamento.
O UX pensa nas necessidades do usuário que precisam ser atendidas a cada projeto e contribui com o conteúdo que estará presente na solução, definindo em conjunto com outras áreas não só as funcionalidades, mas também elementos de linguagem como texto, áudio, imagens etc.
Por fim, esse profissional também é responsável por testar a solução e o comportamento dos elementos em cada situação de uso.
Em um passo a passo, o Felipe me explicou que o processo de criação de um UX pode ser descrito assim:
1 – Inspiração: realização de pesquisas, vivência de cenários e conversas com pessoas para entender os objetivos do projeto.
2 – Ideação: hora de pensar em várias ideias, compará-las e decidir com qual seguir.
3 – Implementação: desenvolvimento de uma solução em equipe, pra que possa ser testada e constantemente melhorada.
UX também é eficiência!
Quando um usuário consegue executar uma ação e atingir seu objetivo usando menos recursos, esforços ou tendo um maior grau de sucesso, quer dizer que a usabilidade foi melhorada.
Nessa profissão, o design visual é importante, mas também existem outras expectativas que precisam ser atendidas durante o trabalho do UX designer. O produto precisa ser útil na solução de um problema, necessidade ou desejo, acessível para a capacidade e limitações do usuário e ainda entregar valor para a empresa ou para a humanidade.
Siga a Havan nas redes sociais
Se você gostou de conhecer algumas das profissões do setor de tecnologia da Havan, saiba que pode acompanhar as novidades do Havan Labs no LinkedIn e no Medium também.
Agora, se você sonha em trabalha no Havan Labs, confira nossas vagas.
Para continuar acompanhando nossas novidades e ficar por dentro de todos os nossos lançamentos, conteúdos e promoções, é só seguir a gente nas redes sociais.
Você encontra a Havan no Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, TikTok, Twitter, YouTube e aqui no blog, é claro.
Até a próxima!
Muito bom, excelente!
Há, se eu pudesse de trazer um(a) profissional dessa área para fazer uma palestra, sobre esse tema na escola que eu trabalho.
E muito bom
Que bacana!
Show de artigo, um assunto complexo explicado de forma simples, somente um profundo conhecedor poderia fazer. Parabéns!
José Coelho de Oliveira
Que legal essas são áreas de trabalho muito top
Elas são demais😍